Aneel reduz bandeira tarifária para amarela em dezembro

Araripina Blog
IPTU
IPTU

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (28), que a conta de luz em dezembro terá bandeira tarifária amarela, reduzindo o custo adicional repassado ao consumidor. A mudança representa um recuo em relação ao mês de novembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 1, com cobrança extra de R$ 4,46 por 100 kWh consumidos.

Com a nova sinalização, o adicional passa a ser de R$ 1,88 a cada 100 kWh, valor significativamente menor. Segundo a Aneel, a redução é resultado da melhora nas condições de geração de energia, impulsionada pelo início do período chuvoso e pela expectativa de recarga dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um alerta ao consumidor sobre o custo de produção da energia no país. Em períodos de baixa geração hidrelétrica — geralmente por falta de chuvas —, é necessário acionar usinas termelétricas, que possuem operação mais cara. Para cobrir essa diferença, a Aneel ativa as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou vermelha patamar 2, que trazem cobranças adicionais na fatura de energia.

Apesar da melhora, a agência explica que o acionamento de termelétricas ainda é necessário, o que impede o retorno à bandeira verde, que não acrescenta custos extras. A orientação continua sendo o consumo consciente, especialmente em períodos de transição entre estações.

i7 agência
i7 agência