
Uma mudança importante no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor em parte do país. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retirou oficialmente o teste de baliza da prova prática de direção. Além disso, os candidatos agora também podem realizar o exame utilizando veículos com câmbio automático.
A medida, que começou a valer nesta segunda-feira (26), também foi adotada pelos Detrans do Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Segundo o Detran-SP, a atualização faz parte de um novo modelo de avaliação, considerado mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável. O órgão afirma ainda que as mudanças têm como finalidade simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão durante o processo de habilitação.
Apesar da retirada da baliza, outros critérios continuam sendo exigidos na prova prática, como conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, condução segura e atenção às regras de trânsito.
As alterações fazem parte de um pacote maior de mudanças recentes no sistema de habilitação. Entre elas, está o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas. Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito, com todo o conteúdo disponibilizado digitalmente pelo governo, embora o candidato ainda possa optar por aulas presenciais em centros de formação.
Outra mudança significativa foi na carga horária prática: antes obrigatórias, 20 horas de aulas foram reduzidas para apenas duas. O candidato também pode escolher entre autoescolas ou instrutores autônomos para o treinamento.
Mesmo com as flexibilizações, o processo para obtenção da CNH continua exigindo aprovação em dois exames: o teórico e o prático.
As informações são da Agência Brasil.

