Projeto “Literatura como Ponte” promove inclusão e respeito através da leitura

Araripina Blog educação
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A escritora e educadora Ginete Cavalcante Nunes desenvolve o projeto “Literatura como Ponte: possibilidades para uma Educação Inclusiva”, que tem como objetivo utilizar a leitura e a literatura infantil como ferramentas pedagógicas capazes de promover empatia, respeito e valorização da diversidade no ambiente escolar.

Por meio de livros que apresentam personagens e narrativas que refletem diferentes realidades, corpos, culturas e modos de ser, a proposta busca contribuir para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. A leitura, nesse contexto, torna-se um instrumento de mediação que ajuda crianças a enxergarem o outro como sujeito de direitos, reconhecendo a beleza das diferenças e combatendo preconceitos formados desde a infância.

De acordo com Ginete Cavalcante, a literatura cumpre uma função educativa essencial: formar leitores sensíveis, críticos e abertos ao diálogo, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura escolar que respeita e acolhe todas as formas de existência.

Entre as obras da autora estão títulos como “O Sorriso de Jamila”, “O Mundo de Sofia”, “O Mundo Colorido do Caio” e “A Ponte do Respeito”, que abordam temas como empatia, diversidade e convivência harmoniosa.

Com iniciativas como essa, a literatura se consolida não apenas como ferramenta de aprendizado, mas também como ponte para uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.

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